Imagem - Como escolher as fechaduras de portas para sua construção
-

Vai construir ou reformar? Nesse caso, você precisará escolher novas fechaduras de portas para a sua casa, não é mesmo?

Na hora de escolher o modelo mais adequado para cada ambiente é preciso ficar atento a alguns detalhes. Uma fechadura eletrônica, por exemplo, é ideal para entradas residenciais. Já portas com funcionalidades especiais como pivotantes e precisam ser escolhidas com bastante atenção.

Além de combinar com a decoração de cada espaço, as fechaduras de portas precisam ser funcionais e garantir que a sua casa fique em segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos explicar melhor como escolher as fechaduras de porta ideais para cada ambiente da sua casa. Acompanhe!

Como escolher a porta certa para um ambiente?

Antes de escolher as fechaduras é preciso identificar o tipo de porta existente na sua casa ou saber escolher as portas certas para cada ambiente. O ideal é combiná-las com a sua decoração. Uma sala com decoração rústica, por exemplo, pode exibir portas com ferragens de ferro ou de cobre com acabamento mais grosseiro. 

Já um ambiente moderno pode receber uma porta de cor branca ou preta, ideal para espaços de piso escuro ou para ambientes onde se deseja destacar a cor das paredes. 

Também é preciso observar o design de cada ambiente para escolher o material da porta. As portas de madeira são as mais usadas em projetos residenciais uma vez que esse material de construção natural é extremamente versátil e permite criar acabamentos personalizados que combinarão perfeitamente com a decoração. Além disso, é muito durável e resistente à umidade. 

Portas de madeira podem ser encontradas em modelos de uma folha ou de folhas duplas, ideais para salas mais amplas. Para a entrada da casa é possível utilizar portas pivotantes que exibem design arrojado e são o complemento perfeito para diferentes tipos de decoração. 

Além da madeira, é possível encontrar portas de ferro, PVC ou vidro. Na hora de escolher é preciso observar onde o modelo será usado.

Portas de entrada precisam ser resistentes, por isso portas de vidro podem não ser o modelo mais indicado para esse local. Já em locais úmidos como banheiros e áreas de serviço modelos de metal não são a melhor escolha já que, com o passar do tempo, o material pode apresentar pontos de ferrugem. 

Quando o assunto é funcionalidade, é possível unir a área interna com a externa da casa com portas francesas ou sanfonadas de vidro. Já um modelo de correr permite minimizar o espaço ocupado pela porta, garantindo melhor aproveitamento do espaço. Portas venezianas podem ser usadas em sacadas ou em outros espaços que precisam de circulação de ar. 

 

Como escolher as fechaduras de portas ideais para cada ambiente da casa?

Ao escolher as fechaduras de portas de cada ambiente da casa é preciso observar o tipo de porta e o seu acabamento. Claro, também se deve analisar a segurança oferecida por cada modelo e como o sistema de travamento se ajusta às suas necessidades. 

Fechadura elétrica

Muito usada em condomínios comerciais e residenciais, a fechadura elétrica é destravada por meio de um botão de acionamento.

É ideal para portões metálicos, mas também pode ser instalada em portas de madeira ou vidro. Alguns modelos se sobrepõem, outros se encaixam na folha da porta e garantem um acabamento discreto e elegante. 

Fechadura eletrônica

É ideal para a porta de entrada, uma vez que garante acesso restrito, o que aumenta a segurança.

Uma solução de travamento mais moderna é a fechadura digital ou biométrica. Esse sistema tecnologicamente avançado permite controle de acesso, sem que seja preciso usar chaves, personalizável ​​e programável.

Como exemplo podemos citar a fechadura eletrônica FE93011 que permite acesso por biometria, senha e cartão magnético, o que além de tornar o ambiente muito mais elegante, garante total segurança aos moradores.

Já a fechadura eletrônica possui maçaneta com abertura digital através de biometria, senha ou cartão. Temos ainda a fechadura eletrônica FE93112 que conta com maçaneta ergonômica e acesso por biometria. 

Ao escolher essas fechaduras de portas é possível optar por modelos embutidos, que apresentam maçaneta, ou de sobrepor, que não contam com esse elemento. 

Fechadura cilíndrica

É muito usada em ambientes corporativos, mas também pode ser instalada em lavabos e em divisórias. Não são indicadas para ambientes que precisam de controle de acesso, uma vez que conta com travamento pelo lado de dentro por meio de um pino. Pelo lado de fora é possível acessar o espaço com uma chave. 

É importante salientar que a fechadura cilíndrica deve ser instalada em portas que tenham no mínimo 25 milímetros de espessura.

Fechadura de travamento

Pode ser utilizada em fechaduras de portas que dão acesso à área externa da casa, no entanto, também podem ser utilizadas em quartos e na sala de estar. Aqui é possível optar pela chave gorge ou yale. A primeira é mais simples, o que a torna ideal para espaços internos.

Já a yale oferece mais segurança, por isso é indicada para portas que dão acesso ao lado externo da casa. 

Fechadura manual

Entre as fechaduras de portas, a manual é a mais utilizada. É um modelo muito conhecido no qual a chave gira dentro do mecanismo de travamento.

Os modelos que oferecem mais segurança são indicados para a porta de entrada, nesse caso o ideal é combiná-los com uma fechadura eletrônica ou com uma trava de segurança. Já os modelos de fechaduras de portas mais simples são ideais para ambientes internos. 

Fechaduras especiais

Porta pivotante

Alguns modelos de portas precisam de fechaduras especiais. Em uma porta pivotante, por exemplo, é preciso utilizar a fechadura rolete. 

Porta de correr

A porta de correr pode ser usada para integrar a sala com a varanda ou para separar o quarto ou o escritório dos outros ambientes da casa.

Como essa porta, geralmente, é de vidro ou madeira, o modelo de fechadura indicado é o trinco de papagaio. Esse mecanismo deve ser acoplado à lateral da porta o que permite que as duas partes da fechadura se encontrem e, com o auxílio da chave, tranquem a porta. 

A fechadura usada nesse tipo de porta tende a ser de metal, material que pode ser usado em diferentes estilos de decoração.

Dica extra: A NBR 14931 ajuda o consumidor a escolher o modelo de fechaduras de portas que mais se ajusta às necessidades do seu projeto. Ensina ainda a analisar o nível de segurança e a resistência à corrosão mais adequada a cada necessidade. 

Precisando de fechaduras de portas para a sua casa?

Aproveite para conhecer os nossos modelos!